5 Dicas para melhorar seu desempenho nas redes sociais e vender mais

A gente sempre fala que as redes sociais funcionam hoje como uma vitrine para os seus produtos ou um informativo dos seus serviços, por isso é preciso também tomar alguns cuidados.

Abaixo vamos dar algumas dicas para vender mais nas mídias sociais, o que de verdade importa para você conseguir um desempenho melhor.

Dica 1: Não compre  seguidores ou fãs

Já citamos algumas vezes também o perigo de fazer sorteios mediante curtidas na fanpage, seguir o perfil e, principalmente, pedir para compartilhar uma publicação em troca de participação em sorteio, vai contra as politicas do Facebook (leia aqui). E além de ir contra as regras da rede social, esses novos fãs que você acaba de obter não estão interessados em comprar o seu produto ou serviço, só estão atrás do sorteio, logo esse número será só uma métrica da vaidade.

Também existe a venda de seguidores e curtidas, sim, você não leu errado, existe pessoas que vendem seguidores e curtidas, tem sempre alguém querendo tirar vantagem não é mesmo? Muito cuidado, este número não irá acrescentar em nada ao seu negócio, você estará boicotando a sua marca ao fazer isso.

Dica 2: Conheça seu público alvo

Esse é o ponto crucial para obter um retorno maior nas redes sociais, precisa saber o que os seus clientes procuram, de que forma você pode ajuda-los. Para tanto, é preciso criar conteúdo que interesse a eles.

Quando alguém curte a sua página, por exemplo, é possível verificar, através da ferramenta gratuita facebook insights, informações valiosas para você, como por exemplo: Engajamento do público com as suas publicações; Conhecimento sobre o público (faixa etária – organizada por gêneros -, média de curtidas, número de comentários, qual o alcance de suas publicações, além de dados geográficos dessas pessoas).

Dica 3: Crie conteúdo relevante

Após conhecer o seu público, é importante falar sobre assuntos que despertem o interesse do leitor/fã, fazendo com que ele deseje comprar. Utilize uma linguagem próxima ao seu público, com imagens e legendas alinhadas, as hashtags também podem ajudar a aumentar o seu alcance nas publicações, levando em conta que alcança públicos além dos que visitam o seu perfil. Você também pode utilizar o método UCG, conteúdo gerado pelo consumidor, como por exemplo incentiva-lo a postar uma foto do seu produto, ou solicitar um depoimento, este tipo de conteúdo irá gerar maior autoridade a sua marca.

É importante, e interessante, que você use a linguagem de acordo com o seu público, por exemplo, se o seu público alvo é adolescentes, você pode utilizar uma linguagem mais divertida e informal, e até mesmo gírias, porém sempre respeitando as normas gramaticais, claro.

Dica 4: Promova a sua marca

Invista em publicidade, ela gera vendas. Utilizando as ADs por exemplo, você consegue direcionar a grupos do seu público alvo e, assim alcançar um número maior de pessoas que ainda não conheciam a sua marca. O Facebook Ads  permite fazer campanhas segmentadas, aos diversos tipos de usuários, impulsionando publicações com o orçamento que você adicionar monetariamente, você pode estipular o valor que desejar investir e a ferramenta irá lhe mostrar a estimativa de alcance. Você ainda pode participar de eventos e aproveitar para divulgar nas redes sociais que você estará presente.

Se você tem um site de e-commerce, não se esqueça de colocar o link de venda do produto que você está oferecendo em sua publicação, assim fica mais fácil pro cliente comprar.

Dica 5: Acompanhe os resultados

Não só acompanhar o número de curtidas, mas observar todas as métricas, como número de visualização da postagem, impressões, taxa de envolvimentos e comentários, e até mesmo ocultação do post ou denúncias de spam. Todas essas informações você pode acompanhar no Facebook insights.

E o mais importante é, depois de verificar as métricas, traçar elas junto aos objetivos e metas, observar o retorno desta campanha, caso o objetivo fosse manter a marca junto ao público, observar se os números de visualizações e envolvimentos está dentro do esperado, se for obter leads ou vendas observar quantos clientes ou contatos foram obtidos a partir deles, observar os KPIs, indicadores de desempenho.

Seguindo essas 5 dicas você conseguirá um posicionamento de autoridade em suas redes sociais, dependendo do seu ramo, é interessante também manter um blog disponibilizando conteúdo gratuito para os seus clientes.