Aprenda com a Netflix como encantar um cliente com o SAC

“Não trate como atendimento Netflix quem te trata como atendimento … ”

Li essa frase nas redes sociais um dia desses e lembrei do dia em que liguei para a Netflix, que decepção, calma, não foi com eles, foi decepção por nenhuma das outras empresas ter feito isso antes.

Não me recordo o nome da atendente, o que eu lamento. E também lamento por não ter escrito isso antes.

Não quero aqui menosprezar nenhuma empresa, pelo contrário, quero exaltar o ótimo trabalho de uma, e que serve de exemplo para as demais.

Poderia escrever aqui sobre toda a filosofia e forma de trabalho da Netflix, mas vou focar no atendimento ao consumidor, famoso SAC.

Relato:

Liguei para a Netflix devido à duplicidade de cobrança no meu cartão de crédito. Débora (nome fictício) me atendeu após 1 toque. Perguntou meu nome e passou a dizê-lo sempre que precisava fazer uma pergunta. Prontamente resolveu meu problema, enviou um e-mail com links úteis, e me desejou um ótimo final de semana. A ligação toda não levou nem 2 minutos.

Eu não escutei a voz de uma secretaria eletrônica me pedindo para selecionar umas das opções, também não escutei música de espera em nenhum momento e muito menos fui atendida por alguém com voz robótica.

Quem já teve que ligar para alguma empresa de serviços de comunicação sabe do que estou falando.

A Netflix simplesmente tirou toda a “burocracia”, você não precisa esperar. E esperar nos deixa muito P* da vida, ainda mais quando estamos com um problema, nós queremos resolver imediatamente não é mesmo?

A tecnologia facilita as nossas vidas, e diminuem os custos das empresas, mas com a ampla concorrência, o que se diferencia se sobressai.

Em um mundo de secretárias eletrônicas que pedem para selecionar a opção e aguardar o atendimento. Aquele que atende prontamente, que realmente se importa com você, com o seu problema, e o resolve rapidamente de forma pessoal e não robótica, com certeza, ganha inúmeras vantagens. Como divulgação gratuita ;).

O mundo tecnológico é realmente fascinante, mas um atendimento cordial, onde a pessoa se importa com você e tem empatia é, nos dias atuais, um diferencial.

Invista em treinamento de atendimento em suas empresas, use da tecnologia para divulgar a sua marca, mas seja cordial e verdadeiro com o seu cliente. Esqueça o “vou estar verificando” e músicas de espera. Cative seu público.

 

Grazieli L. Philippi,

24 anos, administradora, pós graduanda em marketing digital e e-commerce, que nas horas vagas gosta de ler, escrever, assistir séries e passear com a Dhara (uma beagle com vira-lata bem arteira).