Como fazer uso correto das Hashtags e ganhar maior visibilidade

A hashtag é o famoso “jogo da velha” que quando combinado com palavras ou frases escritas juntas, sem espaço, formam um link.

O uso das hashtag podem lhe ajudar a tornar sua publicação mais popular no instagram para um grupo de interesse.  Uma vez que as palavras chaves se transformam em link, elas ficam reunidas quando os usuários fazem uma busca, por isso fica mais fácil direcionar para os grupos do seu segmento, localização, etc.

É importante você usar hashtag que tenham relação com o seu negócio, como por exemplo uma panificadora especializada em produtos sem glúten e sem lactose, eles precisam atrair o publico que seja alérgico, tenham  intolerância, sensibilidade  ou faça uma dieta  que elimina alimentos que contenham, desta forma, a panificadora poderia divulgar fotos de seus produtos e informar nas Hashtags que não contém glúten e nem lactose e claro também informar os locais que atendem, assim quando alguém desses grupos pesquisar no instagram produtos sem glúten e/ou lactose irá direcionar para publicações da página da panificadora.

O uso das hashtag é importante para se conectar a clientes que, como já citado, pode ser direcionado a grupos de interesse, pode te ajudar a atingir novos públicos, usar as hashtag relacionadas com o seu produto ou serviço aumenta o público que pode encontrar o seu produto. Você pode testar várias palavras e frases e ver qual tem mais retorno para poder torna-las fixas. Através das mídias sociais é possível também efetuar vendas, tirar boas fotos e etiquetar fotos fica muito mais fácil no instagram ou outras redes de relacionamento.

Para ter uma maior eficiência nas redes sociais também é preciso tomar alguns cuidados:

  • Não exagere nas Hashtags: Não use # em tudo, sabe aqueles #textos #escritos #assim? Que cada palavra leva um jogo da velha a frente, é chato de ler e não fica visualmente agradável. Use hashtag apenas no final com algumas palavras chaves relacionadas ao seu negocio, não encha de hashtag ao final do texto.
  • Pesquise: Busque # relacionadas ao seu negócio, uma boa dica é procurar no instagram trends, lá é possível verificar um ranking com as hashtags mais utilizadas, mas atenção use apenas as que fazem menção ao seu segmento de mercado. Outra dica também é procurar no google trends, lá é possível ver as palavras e assuntos mais buscados, mas de novo, use  apenas as que são relacionadas ao seu ramo.
  • Crie sua própria Hashtag: Vale usar o seu nome ou de uma campanha sua, por exemplo se você fizer uma promoção de dia dos pais utilize o nome da campanha nas hashtage.
  • #NãoEscrevaPalavrasDemais: Não utilize uma frase com hashtag, elas são aceitáveis com frases de até 3 palavras curtas, mas quando elas ficam muito longas também ficam ruim para ler.
  • Atenção à ortografia: cuidado aos erros de ortografia, apesar de ter buscas com erros, elas não geram uma boa imagem para a sua marca, escreva corretamente cada palavra.

Tomando estes cuidados você conseguirá ter uma visibilidade bem maior e um perfil bem mais harmonioso. Agora que você já aprendeu sobre as hashtags, use com moderação ;)