Como montar o seu Mídia Kit?

Mídia Kit nada mais é do que uma apresentação de meios de comunicação digital, site ou redes sociais, bem como a precificação dos espaços. Pode ser usado por empresas, ou veículos de comunicação, e atualmente também é muito usado por blogueiras.

O mais importante de um mídia kit é ser original, ter a sua cara, da sua marca, uma identidade só sua. Para te ajudar vamos separar em tópicos para entender melhor como funciona.

  1. Pra que serve?

Como já mencionado, é um arquivo para apresentar um site, blog ou rede social que contenha dados de acesso, público, preços e demais dados que possam interessar ao anunciante.

É uma espécie de vitrine onde é destacado todos os pontos positivos de anunciar na plataforma em questão, afim de orientar e cativar o possível patrocinador.

 

  1. Como fazer a apresentação?

O mídia kit pode ser feito em uma página do seu site ou em PDF para enviar para quem solicitar os valores. Você deve informar todos os seus contatos e se certificar de que estejam bem visíveis neste documento e seguir uma lógica das informações.

 

  1. Design

Este é um passo muito importante, porque você estará apresentando a sua marca, o seu trabalho, portanto é preciso que ele tenha a sua identidade e seja agradável.

Não coloque informação demais, aqui falo em termos de cores e como distribuir o texto.

Lembre-se a primeira impressão é a que fica e que uma imagem vale mais do que palavras. Bem clichê, mas pura verdade.

Você precisa ter um material de fácil leitura, agradável e de forma clara, objetiva.

O uso de gráficos ajuda muito a leitura dos dados, como por exemplo o perfil do público.

 

  1. Segmento

Afinal, você fala sobre o que? Moda? Viagens? Comida?

É preciso que você coloque de forma direta qual o tema do seu trabalho. É importante ter um foco, assim fica mais fácil para o patrocinador saber se o assunto tem relação com a marca dele ou não.

Aqui também podemos falar sobre os dados.

Você pode colocar todos os dados que julgar interessante.

Coloque informações dos leitores como dados demográficos: sexo, idade, localidade etc. essas informações você consegue direto pelas métricas das redes sociais.

 

  1. Pesquise

Além dos dados citados anteriormente, tem outros que podem ser importantes também, e para saber você pode fazer uma pesquisa com o seu público.

Isso vai mostrar ao anunciante que você conhece de fato e fez a lição de casa.

Dados como: consumo de compras, escolaridade, renda, quantidade de horas na internet, que tipo de produtos consomem pela internet, entre outros dados serão muito importantes para o seu patrocinador, além de ser um diferencial para o seu negócio, assim você terá muito mais chances de fechar o anúncio.

 

  1. Estatísticas: números são importantes

São importantes quando são os números corretos, por exemplo, número de seguidores é importante, mas quanto dessas pessoas realmente interage? número de visitantes é muito importante, mas por quanto tempo esse visitante fica na sua página? E quais as ações dele?

É preciso medir o que é mais interessante para o possível anunciante.

Portanto entenda que:

  • Visitante: é aquele que sempre acompanham o seu trabalho, é o número que visitou uma vez e sempre volta para a sua página.
  • Visitante único: visitou apenas uma vez e nunca mais voltou.
  • Visualização de página: especificação da visita, começam os dados de ações dentro da página.
  • Taxa de rejeição: é o número de visitantes que entrou no site e ficou pouco tempo, ou entrou em apenas uma página e já saiu.
  • Tempo de permanência: e o tempo que o visitante costuma ficar no seu site e em cada página.

Vale lembrar que você nunca deve mentir sobre estes dados, não aumente os números, tenha uma apresentação sincera, para evitar problemas com os anunciantes, afinal, não é legal prometer algo e não cumprir.

 

  1. Publicidade

Você deve informar também se o seu blog apareceu em jornais, revistas, ou citado em outros sites.

Também vale colocar prêmios que você tenha sido indicado ou que recebeu.

Tudo isso reforça a sua credibilidade.

 

  1. Espaço e preços

De que forma será feito o anúncio e qual o preço?

Aqui é necessário descrever todos as formas de anunciar no seu blog ou rede social.

Banner no site, post patrocinado, vídeos, texto no blog, sorteios etc.

 

  1. Depoimentos

Muito importante também são os depoimentos, tanto do seu público, e muito mais de quem já anunciou. Por isso faça pesquisa de satisfação com anunciantes, para ter esse material e deixar o seu mídia kit muito mais completo.

Para o anunciante é muito mais fácil a decisão quando ele vê a opinião de quem já anunciou, da experiência de outras pessoas.

Coloque um “o que dizem sobre nós” em seu mídia kit.


Um mídia kit precisa transparecer a identidade da marca, ter todos os dados importantes, tanto de métricas quanto de pesquisa. Para ter muito sucesso com o mídia kit é necessário expressar de forma clara todas as vantagens de anunciar no blog ou rede social.


Precisa de um mídia kit para a sua marca? Fale conosco, podemos lhe ajudar.

(48) 9 9848-1252

contato@effortdigital.com.br