Dê atenção ao seu cliente

Você ligou para o SAC de alguma empresa? Ou entrou em contato com a central de atendimento via chat? Ou até mesmo foi até uma loja física para resolver algum problema?

Pode ser por algum produto danificado, ou tirar alguma dúvida, ou um serviço não concluído. Quando temos algum problema com alguma marca ou empresa é bem difícil esquecermos do ocorrido, certo?

E pode até ser que tenha comentado com outras pessoas.

A forma como aconteceu o atendimento pode ser vital na sua decisão de indicar ou não a empresa ou produto. Desta forma, é necessário se preocupar também com o atendimento da sua empresa nesses casos.

Afinal, um cliente insatisfeito conta para várias pessoas, e com o uso das redes sociais pode ser que ele publique e um número bem maior de pessoas poderá ver o comentário negativo relacionado a essa marca.

Por isso, é necessário saber escolher a equipe de atendimento e oferecer treinamento constante.

Vale muito mais treinar um funcionário que poderá sair da sua empresa em pouco tempo, do que não treinar e ele ficar.

Estimule a sua equipe a ser criativa e ter empatia com o cliente que entrar em contato com a empresa para realizar alguma reclamação.

Tenha um planejamento de resolução de conflitos, faça acompanhamento e mudanças caso necessário. E principalmente, simplifique o atendimento.

Quanto mais rápido e eficaz melhor, e o cliente irá ficar muito mais satisfeito.

Sem falar que o seu custo será muito menor.

Com mensagens nas redes sociais faça questão de sempre responder, não só os elogios, mas também agradecer pelo contato de alguém que fez um comentário negativo.

Peça desculpas, agradeça por entrar em contato com vocês, resolvam o problema dela, e sempre se coloque no lugar do cliente. Seja cordial.

Um cliente que envia um feedbak negativo quer ajudar você, para que não se repita, dependendo da forma como você o atende pode ser que ele volte a comprar o seu produto. Tenha em mente também, que é melhor resolver um problema, ter uma mensagem negativa, do que o cliente ficar insatisfeito e simplesmente nunca mais voltar a comprar o seu produto.

Pensando no seu cliente você poderá ter muito mais sucesso. Aliás, como dito por Sam Walton, fundador da Walmart, “Só existe um chefe: o cliente. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente do conselho até o faxineiro, simplesmente levando o dinheiro para gastar em outro lugar”.