Endomarketing: cuidar primeiro de quem é da casa

Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional, por isso falamos cuidar de quem é da casa primeiro.

As ações devem ser sempre pensadas de dentro para fora, ou seja, primeiro dentro da empresa e depois as ações irão para as ruas, para a divulgação junto aos consumidores.

É uma ótima estratégia para diminuir a rotatividade de pessoal dentro da empresa e atrair profissionais. ou seja, as ações criam uma imagem de uma empresa boa para trabalhar, de um clima organizacional melhor, mostra que a organização se preocupa com os seus colaboradores, e os torna grandes embaixadores da marca.

Ao adotar essas ações os funcionários se sentem melhor recebidos, que fazem parte de fato do sucesso da marca, que a empresa reconhece a importância deles.

Quando os colaboradores de uma empresa se sentem mais motivados e satisfeitos com o emprego eles passam a falar mais sobre a marca para seus amigos e familiares de forma positiva. Portanto, é uma estratégia favorável para ambas as partes.

Para entender melhor sobre a estratégia, é preciso entender que o endomarketing não trabalha somente com ações em marketing.

É uma junção do RH com o Marketing, ou seja, o setor de recursos humanos precisa atender todas as necessidades dos funcionários da empresa.

Por isso, é fundamental que ambas as partes estejam envolvidas e criam atividades internas na empresa para que resultem em motivação, como por exemplo:

                      * Treinamentos de capacitação;
                      * Troca de experiência entre colabores;
                      * Palestras;
                      * Participação da família;
                      * Apresentação de resultados;

Todas essas ações fazem com que o funcionário se sinta valorizado e parte da empresa, o tornando assim um profissional mais motivado, já que ele sabe que a empresa compreende a importância que ele têm.

As empresas devem trabalhar o endomarketing por vários motivos:

  1. Os colaboradores se tornam mais motivados;
  2. Aumento da produtividade;
  3. Menor rotatividade;
  4. Funcionários leais a empresa e mais compromissados com o trabalho;
  5. Clima organizacional muito melhor;
  6. Qualidade e bem estar no trabalho;

Para implementar o endomarketing na empresa é saber quais são as necessidades da equipe, por isso o RH é parte fundamental nesse quebra-cabeça.

Uma vez que a organização entende quais são as necessidades e dificuldades da sua equipe, que pode ser feito um levantamento através de pesquisas internas, é hora de planejar as ações.

Treinamentos e dinâmicas auxiliam no entrosamento da equipe, além disso pagamento de bônus ou prêmios para os profissionais que tiveram melhores resultados ou alcançaram metas auxilia muito na motivação da equipe.

Dentre as estratégias que você pode implementar na sua empresa estão:

  1. Comunicação interna
    A comunicação é o ponto crucial dentro de uma organização, é preciso facilitar. É preciso incentivar o dialogo, ter abertura para que os funcionários coloquem seus pontos de vistas, ouvir os colaboradores.
    Esse tipo de ação faz com que os funcionários se sintam úteis e peças fundamentais.
  2.  Palestras
    Palestras motivacionais tendem a acrescentar maior entusiasmo nos profissionais, dando a eles um maior preparo.
  3. Integração
    Pode ser uma festa de encerramento, do dia do funcionário, presentes em datas comemorativas, atividade de comemoração de aniversário da empresa, ou até interação no aniversário dos funcionários. Todas essas ações auxiliam na proximidade dos colaboradores de uma empresa.
  4. Pesquisa de satisfação interna
    É preciso dar voz aos funcionários, ouvi-los, e uma pesquisa de satisfação mostra a eles que a empresa se importa com o opinião deles.  Também é interessante perguntar ao colaborar o que mais eles gostaria de ter na empresa, eventos, cursos, etc.
    Desta forma, a empresa pode identificar quais pontos ela precisa melhorar e quais ações estão tendo melhor resultado diante o ponto de vista do próprio colaborador.
  5. Benefícios
    Vale alimentação, vale transporte, plano de saúde, todas essas possibilidades podem e devem ser exploradas. Horários flexíveis e possibilidade de home office também são grandes atrativos.
  6. Plano de cargos e carreira
    Empresas que adotam plano de carreira demonstram valorizar os profissionais. Desta forma os funcionários se sentem mais motivados ao saberem que têm chance de crescimento dentro da organização.
  7. Feedback
    Elogie em público, critique em particular. Os funcionários só irão saber que estão fazendo a coisa certa se você disser isso a eles, ou o contrário, quando eles recebem elogios se sentem mais valorizados e entendem que o trabalho deles é reconhecido.
  8. Treinamentos
    Todo mundo gosta de receber treinamentos e cursos para se qualificarem. E isso demonstra que a empresa se preocupa com seus funcionários.
  9. Vídeos institucionais
    Demonstre como a sua empresa é por dentro, como é a rotina, utilize imagens do seu pessoal trabalhando, ou um funcionário falando sobre a empresa.
  10. Eventos
    Podem ser eventos tanto interno quanto externo, leve o seu trabalho para a comunidade onde a empresa está localizada, interaja com o público ao redor dela também, seja ações em escolas ou grupos regionais.

E endomarketing digital, é possível?

Sim, é possível.

Tudo deve ser adaptado, e com o grande avanço das mídias digitais o endomarketing também pode ser adaptado a isso. As mídias onlines podem e devem serem utilizadas também para a comunicação com os funcionários.

Para fazer uso dessa estratégia, a empresa pode manter um blog com assuntos de interesse dos colaboradores, utilizar vídeos também promovendo conteúdo que possa interessar aos funcionários, fazer uso de e- mail personalizado, aplicativos, grupos nas redes sociais, chat interno, entre outros conteúdos que possam ser desenvolvidos para os colaboradores na internet.

O linkedin é uma ótima aliada na hora de distribuir o conteúdo desenvolvido pro endomarketing digital, justamente por se tratar de uma rede social profissional. Lá também é possível criar um grupo para os colaboradores da empresa e distribuir o conteúdo desenvolvido para eles.

E ele não irá auxiliar apenas os colaboradores que já fazem parte da empresa, pode atrair outros profissionais para a organização.

Existem ainda muitas outras estratégias que você pode aplicar dentro da sua empresa, o ponto crucial é pesquisar e estabelecer quais serão mais importantes e assertivas para motivar os seus funcionários.

Na sua empresa já existe política de endomarketing digital?
Entre em contato conosco contato@effortdigital.com.br