Planejamento estratégico

Com a ampla concorrência e grande volume de atividades é necessário se planejar todas as ações na sua empresa, com o marketing nas mídias sociais não é diferente.

Para isso é preciso seguir alguns passos.

Primeiramente é necessário que você conheça muito bem o seu público, a sua persona, a quem as ações serão direcionadas.

Depois de conhecer detalhadamente o seu público, que você já sabe o que ele precisa é hora de fazer o seu planejamento estratégico para cativar esta persona e atrair novas pessoas, que tenham um perfil parecido, para conhecerem a sua marca.

O planejamento pode ser anual, semestral, mensal, tudo depende dos seus objetivos. O ideal é que você estabeleça metas de curto, médio e longo prazo.

Abaixo você vai conferir algumas dicas importantes para fazer o seu planejamento.

Passos para o seu planejamento

Nas mídias sociais não basta só postar, é preciso que este post obtenha resultados, que na maioria das vezes deve ser levar conteúdo para o seu público, orientar o mercado, tirar dúvidas, etc.

  1. Conheça sua persona

Portanto, o primeiro passo, como já mencionado antes, é preciso conhecer o seu público, para quem você está criando conteúdo.  Pense que as suas redes sociais são uma vitrine, logo será a primeira impressão do seu cliente, desta forma, organize a casa para que seja atrativo e interessante para ele ficar e se sentir bem recebido.

Assim você também poderá escolher em qual rede social a sua marca será inserida, que deve ser aquelas em que o seu cliente mais interage.

Além também de definir os formatos do conteúdo: e-mail, foto, vídeo, blog, etc.

Como também definir os temas e frequência, que devem detalhados nas atividades lá na parte de metas e objetivos, que será descrito mais à frente neste post.

  1. Pense como um cliente

O primeiro passo é ver o seu negócio de outro ponto de vista, de fora, pensando como o seu cliente. Faça uma análise do que ele vê, qual a impressão que ele tem do seu negócio.

É importante também fazer uma pesquisa junto aos clientes, assim você pode ver de forma mais clara e analisar como o seu cliente vê a sua marca, qual a percepção dele.

Procure entender o seu cliente, afinal, o foco do planejamento é para que o seu público conheça e utilize os seus produtos e serviços.

Este passo é um dos mais importantes, serve como ponto de partida.

  1. Avalie seu concorrente

Os seus concorrentes também podem e devem ser uma fonte de informação para você fazer seu planejamento.

Você pode procurar saber quais estratégias eles estão utilizando e adequar para poder usar na sua empresa também.

Mas tome cuidado, inspiração é algo viável, mas copiar é plágio e pode causar uma má imagem da sua marca.

  1. Defina metas

É de extrema importância estabelecer metas, para saber onde você quer chegar e ir acompanhando cada passo para chegar lá.

Faça metas que você queira alcançar a curto, a médio e a longo prazo, assim fica mais fácil se alcançar a meta. A partir das metas você irá definir as atividades que serão necessárias para realiza-las, e assim, este planejamento deve ser passado a todos os setores da empresa, com as atividades que devem ser desenvolvidas por cada um.

  1. Aplicando o planejamento

Depois de concluir o seu planejamento com as metas e passos para alcançá-las é chegada a hora de colocar tudo em prática.

E mais importante do que colocar em prática é sempre monitorar cada atividade para ter certeza que será possível atingir os objetivos e metas traçadas no prazo estipulado.

Esse monitoramento pode ser feito de diversas formas. Existem vários softwares que auxiliam nesta etapa, mas você não precisa fazer grandes investimentos para realizar o seu planejamento, pode fazer no papel mesmo, quadro branco, ou ainda em programas gratuitos, como o Trello, você consegue organizar, tudo online, e ainda pode incluir a sua equipe, atribuir funções, confira aqui.

Desta forma, você consegue ter um controle do plano.

 

Então? Pronto para fazer o seu planejamento para o próximo ano?
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