Você faz sorteio para conseguir seguidores? Não deveria.

Nós brasileiros passamos muito tempo na internet, principalmente nas redes sociais, segundo pesquisas, passamos cerca de 3 horas e 33 minutos do nosso dia conectados. E nas minhas horas nas redes sociais pude notar o grande número de sorteios que ainda existem no facebook e instagram.

Se eu participo desses sorteios?  Alguns sim. Se eu compro dessas empresas que fazem sorteio? Não.

Os famosos sorteios pedindo para curtir, compartilhar e marcar amigos por si só já são um “tiro no pé”.

Como eu disse, eu participo de alguns sorteios, curto a página, deixo de seguir no mesmo momento e não interajo com a marca, eu, assim como a grande maioria, só estava interessada no prêmio.

No instagram a mesma coisa, eu sigo, passou o sorteio eu deixo de seguir. Assim fazem muitas outras pessoas, ou continuam seguindo mas não compram ou interagem.

A pergunta é: Porque você faz sorteios?

Para conseguir um número de curtidas ou seguidores? Ou pra vender mais?

Se a resposta for sim para as duas perguntas,  você está conseguindo a primeira, mas só isso, números, métricas de vaidade. A segunda você tem 99,99% de chances de não estar conseguindo.

Fora o desperdício de tempo e investimento para fazer sorteios nas redes sociais, 2 pontos deveriam ser avaliados por você.

  • O facebook proíbe pedidos como: “compartilhe na sua linha do tempo” ou “compartilhe na linha do tempo do seu amigo” em troca de um prêmio. Neste a penalidade pode ser: sua marca ser bloqueada por algum tempo ou pior, excluída caso você ganhe mais advertências;

 

  • E mais importante, você sabia que qualquer sorteio deve ser autorizado e registrado pela Caixa Econômica Federal? Sob pena de multa.

Você pode saber mais na LEI No 5.768, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1971 e na Portaria nº 41, de 19 de fevereiro de 2008

Não arrisque a imagem da sua marca, não faça sorteios nas redes sociais em troca de likes. Na internet também é muito comum a compra de likes e seguidores, como já mencionado, estes também serão apenas números que não acrescentarão em nada a sua empresa.

Se você deseja atrair clientes de verdade crie conteúdo de qualidade e mantenha uma frequência de publicações. Você pode conferir mais dicas clicando aqui